Plataforma europeia vai auxiliar na reciclagem de resíduos de EEE

O WEEE Forum, associação internacional que une 34 organizações de gestão de resíduos, entre elas a Rede Electrão, lançou a Plataforma Information for Recyclers – I4R, numa parceria com a DIGITALEUROPE e a CECED.

A plataforma servirá de fonte de informação acerca da presença e localização de resíduos perigosos nos equipamentos elétricos, servindo também de guia aos recicladores para o correto tratamento destes resíduos.

Embora destinada aos profissionais do setor, a plataforma visa também informar e sensibilizar o cidadão comum para os perigos dos resíduos associados aos equipamentos elétricos e a importância da sua correta reciclagem.

“Esta é uma ferramenta da mais alta importância e que irá ajudar a melhorar o processo de tratamento de resíduos perigosos de todos os que reciclam”, explica Pedro Nazareth, Diretor Geral da Amb3e – Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos, que ocupa lugar no board da WEEE Forum, acrescentando ainda que o processo de criação da I4R foi longo mas muitíssimo enriquecedor, onde houve lugar à participação dos produtores, o que permitiu contribuir para este produto final e, em última análise, para que todos saibamos reciclar corretamente resíduos elétricos.”

A I4R disponibiliza, de uma forma acessível, informações importantes sobre substâncias perigosas que estão presentes em resíduos elétricos e pretende otimizar o setor da reciclagem ao ser uma ferramenta que ajuda as várias entidades a trabalharem em conjunto para uma melhor economia circular.

Esta plataforma será gerida e atualizada pelo WEEE Forum, de forma a acompanhar a evolução no tratamento e reciclagem dos resíduos perigosos.

Recorde-se que a Diretiva 2012/19/EU obriga os produtores a fornecer informação gratuita sobre a preparação para a reutilização e tratamento para cada tipo de equipamento elétrico e eletrónico colocado no mercado. Como esta situação já estava prevista pela primeira Diretiva WEEE (ainda que com uma redação um pouco diferente), os fabricantes têm vindo a recolher informação sobre os produtos.

Para responder melhor às necessidades dos recicladores, a CECED e a DIGITALEUROPE criaram esta plataforma centralizada, cujo alojamento e manutenção é da responsabilidade do WEEE Forum.

Mais informação em https://i4r-platform.eu/about/

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.