O percurso da BEWG e os novos desafios da Água

  • 28 fevereiro 2023, terça-feira
  • Água

Não é novidade que o mundo está em mudança. A novidade reside na velocidade com que as mudanças ocorrem, e o setor da água não está imune a esta adaptação. De um modo geral, as entidades gestoras de água terão de estar preparadas para uma regulação cada vez mais escrupulosa, para fenómenos climáticos extremos, para uma transição das fontes de energia, para o envelhecimento das infraestruturas, e para lidar com consumidores cada vez mais exigentes.

Alguns dos principais desafios que se avizinham são hoje bem conhecidos. A continuidade do processo de redução da água não faturada, o controlo das afluências indevidas nos seus sistemas separativos e a gestão das linhas de água deverão ser, em qualquer circunstância, prioridades dos vários sistemas. Ao mesmo tempo, a capacidade de mitigação dos efeitos das alterações climáticas, e o aumento da resiliência das infraestruturas às ocorrências mais frequentes de fenómenos extremos, serão igualmente um dos maiores desafios na gestão do ciclo urbano da água.

Existe, no entanto, um desafio que tem vindo a emergir com maior premência perante o cenário de escassez de água que a cada ano se faz sentir com maior pressão, o aproveitamento de fontes de água não convencionais. Ao mesmo tempo, afigura-se cada vez mais importante conseguir endereçar o tipo de água correto para cada uso – porque em muito casos, ainda estamos a utilizar água potável para usos que não obrigam a esse grau de exigência.

Por ser uma das zonas do país que mais sofrem com a seca e com a escassez de água, o Governo anunciou o investimento, através do Plano de Recuperação e Resiliência, de uma central dessalinizadora do Algarve, que entrará em funcionamento em 2025. O processo de transformação de água salgada em água potável tem como principais barreiras os seus custos energéticos e ambientais, e a chave do seu sucesso reside na capacidade de reduzir as necessidades energéticas e de encontrar soluções para a salmoura, o resíduo que resulta do processo de dessalinização. (...)

Por Frederico Martins Fernandes, diretor de Operações e Sustentabilidade do Grupo BEWG

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº138 jan/fev 2023, dedicada ao tema 'Água: “novas” fontes'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.