Parque das Serras do Porto investe 3,5ME na floresta até 2027

O novo presidente do Parque das Serras do Porto, Alexandre Almeida, anunciou que até 2027 vão ser investidos 3,5 milhões de euros em 423 hectares de floresta.

Segundo o autarca de Paredes, vão ser plantados cerca de 170 mil árvores e arbustos de espécies autóctones no território do parque que compreende os municípios de Gondomar, Paredes e Valongo, no distrito do Porto.

Alexandre Almeida sinalizou que as ações vão também controlar espécies invasoras, com a contratação de uma equipa de silvicultura e proteção contra incêndio.

O projeto é apoiado em 2,1 milhões de euros por fundos europeus, no âmbito de uma candidatura apresentada pelo parque ao programa Life.

Nesse âmbito, anotou, vai também ser “instalado um apiário pedagógico e aplicadas técnicas de bioengenharia para aumentar a retenção de água no solo e requalificar as margens dos rios Ferreira e Sousa”.

Constituído em 2017, o Parque das Serras do Porto tem 5 974 hectares e está classificado como paisagem protegida regional.

O projeto aprovado pela União Europeia também acautela iniciativas para envolver as populações no parque, nomeadamente ao nível do voluntariado, além da distribuição de material pedagógico.

Entretanto, acrescentou Alexandre Almeida, avançará no próximo ano uma Rede de Estruturação e Valorização Turística, através de um protocolo que incluirá as três autarquias e outros atores, nomeadamente operadores turísticos do território.

Segundo o autarca, pretende-se, com esse instrumento, desenvolver um programa de estruturação do parque ao nível do alojamento, restauração e animação turística.

“Aquela bonita zona tem potencial turístico para explorar o parque de uma forma organizada e sustentável”, observou.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.