Pacto para reduzir e reciclar plásticos

Um Pacto Nacional dos Plásticos. A iniciativa lançada pela Smart Waste Portugal, em parceria com a Fundação Ellen MacArthur, tem como objetivo criar um compromisso entre o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a Academia e ONGs, definindo metas e objetivos ambiciosos até 2025. Este Pacto será integrado na rede de Pactos Nacionais promovida pela Fundação Ellen MacArthur que já estão a decorrer noutros países, como por exemplo, Reino Unido, Chile e França – com o apoio dos respetivos governos.

Aires Pereira, presidente da Smart Waste Portugal, explica que será esta plataforma a coordenar o pacto. O objetivo, explica o dirigente, é “promover a redução de Plásticos de uso único, incentivar a reciclagem e a incorporação de reciclado, entre outros”. Além disso, acrescenta, será possível “definir políticas que promovam uma maior circularidade dos Plásticos em Portugal. A participação nestes pactos permite pertencer a uma rede internacional de pactos da Fundação, proporcionado acesso a conhecimento e inovação, tão importantes para Portugal”.

Na conferência foram debatidos vários temas relacionados com a importância da economia circular, nomeadamente a Recolha de Resíduos, o Desperdício Alimentar, os Resíduos de Construção e Demolição e os Plásticos.

No que diz respeito à Recolha de Resíduos, apesar de já existirem esforços de recolha, reciclagem e tratamento, a baixa qualidade e quantidade do material produzido continua a ser um dos fatores apontados como mais perniciosos. A cultura da descartabilidade tem de mudar, nos produtores e nos consumidores. É urgente ir além da reciclagem e incorporar um modelo verdadeiramente circular redirecionando o foco para a reutilização, reparação, renovação e circularidade dos produtos existentes.

O Desperdício Alimentar é outro tema a preocupar quem passou pela conferência, sobretudo tendo em conta que o setor alimentar é responsável por uma fatia considerável de emissões, gera muito desperdício e mesmo assim há pessoas ainda a passar fome.

Os resíduos de construção e demolição voltaram a estar em destaque, depois de terem sido tema central do seminário promovido pela APA no Porto, que também contou com a participação da Smart Waste. Com um mercado de reabilitação fortemente dinamizado, cresce o desafio da gestão destes resíduos. A gestão eficiente dos resíduos, o ciclo de vida dos produtos e o eco design estão na primeira linha da agenda política da União Europeia.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.