Ocean Hackathon: é possível submeter soluções para os oceanos até 15 de maio

  • 14 abril 2025, segunda-feira
  • Água

Foto joakant / pixabay

O Ocean Hackathon é uma iniciativa do Campus Mondial de la Mer, de Brest, França, que incentiva a partilha de dados, a utilização de novas tecnologias digitais e o espírito empreendedor no domínio dos oceanos. Encontro acontecerá em outubro em 16 cidades, incluindo Peniche

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, vai voltar a acolher o Ocean Hackathon, um evento ininterrupto de 48 horas durante o qual as equipas participantes desenvolvem um protótipo para dar resposta a desafios colocados por diferentes entidades nacionais e internacionais.

O objetivo desta iniciativa é criar uma comunidade de partes interessadas em ciência e tecnologia marinha, promover a inovação para dar resposta a questões relacionadas com os oceanos e desenvolver novas abordagens na utilização de dados públicos, recolhidos por um conjunto alargado de instituições de I&D.

Conforme se lê no comunicado do Politécnico de Leiria, “as equipas multidisciplinares compostas por estudantes, investigadores, docentes e partes interessadas, serão colocadas à prova durante 48 horas, tempo disponível para desenvolverem um protótipo que solucione o desafio colocado por uma entidade nacional ou internacional. No decorrer da prova terão acesso a um conjunto de dados e ferramentas, bem como ao acompanhamento de mentores nacionais e internacionais, especialistas na área do desafio que podem, através da sua experiência e conhecimento técnico e científico, trabalhar em conjunto e auxiliar no desenvolvimento das ideias até ao resultado final”.

O projeto teve início em 2016, inicialmente sediado em Brest, tendo sido alargado, a partir de 2019, a outras cidades. É a segunda vez que Portugal é anfitrião.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.