MUV – Mobilidade Urbana de Viseu

Viseu, a maior cidade fora do eixo Braga-Setúbal, é um concelho com 100 mil habitantes e em crescimento. O modelo de desenvolvimento local está focado na qualidade de vida das pessoas, constituindo-se como uma Smart City, com um cluster tecnológico e uma cidade jardim com espaços de lazer e com grande potencial turístico, considerando que também é a cidade vinhateira do Dão. Com 2500 anos de história, é também uma cidade com um vasto Património Histórico.

O modelo de mobilidade

A cidade de Viseu, considerada como “A melhor cidade para viver”, constrói um modelo de mobilidade que visa unir cada vez mais os viseenses à cidade e que assenta na reestruturação dos transportes públicos, na integração dos modos suaves e na renovação da política de estacionamento público, assentando em seis componentes: o Bus, o Stop Bus ou transporte sem paragens definidas, operado com veículo elétrico no Centro Histórico, um veículo autónomo não tripulado – O Viriato, ligando a zona Ribeirinha ao Centro Histórico, com capacidade de transporte até 24 passageiros, o Bike, o Park - sistema de parques da cidade e o DRT, ou transporte a pedido para as seis freguesias de baixa densidade.

João Paulo Gouveia 

Vereador para a Mobilidade 

Município de Viseu

Artigo publicado na edição nº111 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.