Materiais de construção de base biológica
- 15 outubro 2024, terça-feira
- Gestão

@MYKOR/ DR
Em 2023, a Comissão Europeia indicou que o setor da construção é responsável pela emissão de cerca de 36 % de gases de efeito estufa. Com o surgimento de legislações voltadas para sustentabilidade, a Europa está direcionada para a implementação de políticas de descarbonização até 2050.
EMISSÕES DE CARBONO
Quando falamos em emissões de carbono e em como combatê-las, é necessário ter em conta o sistema holístico. Isso significa que deve haver uma divisão entre carbono operacional, carbono incorporado e carbono sequestrado. O carbono operacional é a energia necessária para aquecer e arrefecer os prédios, representando 28 % das emissões de carbono na Europa. Cerca de 50 % dessas emissões podem ser reduzidas com um isolamento eficiente nas construções. Por outro lado, o carbono incorporado seria a energia necessária para fabricar materiais de cons- © MYKOR / D.R. trução e que nesse sentido representa 11 % das emissões globais de carbono.
REGULAMENTAÇÃO EUROPEIA
A sustentabilidade na construção já foi alvo de legislações a nível nacional e internacional, como o Pacto Ecológico Europeu. Este tem como objetivo principal fazer da Europa o primeiro continente a atingir um impacto neutro no clima. Nesse sentido, a Comissão Europeia propôs reduzir as emissões líquidas de gases com efeito estufa em pelo menos 55 % até 2030. Como tal, Portugal vem a posicionar-se acerca do seu comprometimento com este pacto...
Por Olivia Page, Co-Fundadora & CEO da Mykor
Artigo completo na Indústria e Ambiente nº147 jul/ago 2024, dedicado ao tema 'A Construção e o Ambiente'
Outros artigos que lhe podem interessar