Investimento de quase 8 milhões de euros vai permitir melhorar o tratamento de águas residuais e resíduos em Mangualde

Ao longo dos próximos dois anos e meio, o município de Mangualde vai receber um investimento de 7.804.628 euros (6.667.684 provenientes de financiamento comunitário e 1.136.944 do município e outras entidades) para melhorar o tratamento de águas residuais, o abastecimento de água e o tratamento de resíduos urbanos. A cerimónia de apresentação dos investimentos financiados pelo POVT e POSEUR, presidida pelo autarca de Mangualde, João Azevedo, teve lugar a 5 de junho, e contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins.

Estão previstas intervenções em 10 ETAR do concelho, que abrangem sete freguesias. As intervenções centram-se na desativação de antigas fossas séticas coletivas que servem atualmente alguns dos aglomerados do concelho, substituindo-as por ecotanques, ou seja, pequenas estações compactas, que asseguram um tratamento biológico por processo de lamas ativadas em arejamento prolongado. A ETAR Sul, em Cubos, vai ser remodelada e ampliada para receber o efluente produzido pelo aglomerado da Mesquitela.

É para as ETAR que vai, aliás, a maior fatia de financiamento. Segundo informações prestadas pelo município à Indústria e Ambiente, o financiamento comunitário neste setor cifra-se em 4.929.121 euros, com 830.139,16 euros de investimento municipal.

No que respeita ao abastecimento de água, o município apresentou candidaturas ao POSEUR que visam otimizar o sistema de abastecimento, bem como alargar e requalificar zonas com problemas de ruturas em permanência.

Na rede de abastecimento de água, incluindo a elaboração de cadastro de infraestruturas existentes, foram investidos 1.166.406,81 euros, sendo 991.445,78 euros resultantes de financiamento comunitário e o restante proveniente do município.

No capítulo dos resíduos urbanos, a rede de contentorização vai ser ampliada e modernizada, estando também prevista a melhoria da eficiência da triagem, através de contentores e ecopontos enterrados. Neste momento, o concelho dispõe de 1270 contentores de indiferenciados, estando 174 localizados na zona de intervenção, onde existem também 29 ecopontos. Após a intervenção, passará a haver 30 ecopontos subterrâneos e 40 contentores de indiferenciados também subterrâneos, no sentido de se formar uma “ilha ecológica”, composta por contentor + ecoponto.

O investimento no tratamento de resíduos ascende a 670.008,83 euros, sendo 569.507,51 euros provenientes de fundos comunitários e 100.501,32 euros da Associação dos Municípios da Região do Planalto Beirão.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.