Lipor lança Guia sobre Têxteis
Fotografia: Pexels
A Lipor lançou, esta quarta-feira, um guia sobre têxteis com o objetivo de promover o conhecimento sobre a temática, dar a conhecer boas práticas e inspirar e fomentar o desenvolvimento de novas soluções em prol da circularidade dos têxteis.
Num primeiro capítulo, este guia aborda os têxteis e a sua importância na sociedade e na indústria, nomeadamente a relevância do setor têxtil no mundo atual, o modelo de economia linear predominante nas últimas décadas e a colaboração de todos os atores da cadeia de valor, rumo a uma produção e consumo mais sustentáveis.
O impacto dos têxteis no ambiente é destacado no segundo capítulo, onde são abordados os impactos ambientais do setor têxtil – consumo e poluição da água, emissões de GEE, produção de resíduos, consumo de recursos –, a fast fashion, isto é, padrões de produção e consumo insustentáveis, e as baixas taxas de reciclagem e o encaminhamento inadequado dos resíduos.
Para Maria do Céu Silva, da Lipor, que apresentou o guia, a gestão sustentável dos têxteis e resíduos têxteis só pode ser alcançada com a implementação de soluções de economia circular dirigidas a cada uma das etapas da sua cadeia de valor. Assim no capítulo sobre “Estratégia, orientações e legislação” faz-se uma abordagem às principais políticas, orientações e legislação, europeia e nacional, particularmente o Plano de Ação para a Economia Circular, o Pacto Ecológico Europeu, a Estratégia Industrial da União Europeia, a Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas, e o Regime Geral da Gestão de Resíduos.
No quarto capítulo fala-se sobre o contributo da Lipor e dos municípios associados, nomeadamente na prevenção de resíduos, nas compras públicas, na preparação para a reutilização e reciclagem e na comunicação e sensibilização.
No quinto capítulo são deixadas sugestões para contribuir para a circularidade dos têxteis, tais como privilegiar fontes de matérias-primas sustentáveis e eticamente responsáveis; assegurar que os produtos e sistemas são desenhados para uma maior durabilidade; centrar a atenção na redução da perigosidade; criar produtos com uma menor libertação de microplásticos; fomentar a circularidade, criando produtos e materiais que possam ser facilmente reutilizados, reparados e reciclados; responsabilizar todos os elementos da cadeia de valor; fomentar a rastreabilidade e a transparência relativamente aos produtos; impulsionar o desenvolvimento de novos modelos de negócio; e apostar na investigação e desenvolvimento de novas tecnologias de reciclagem.
Por último, no sexto capítulo – Entidades que se ‘cosem com as mesmas linhas’ – são apresentados 14 projetos onde já são utilizadas medidas em prol da circularidade dos têxteis.
O webinar da apresentação do Guia sobre Têxteis da Lipor culminou com a apresentação de cinco desses casos práticos.
Outros artigos que lhe podem interessar