LIFE Phoenix: um projeto europeu para alavancar a reutilização de água

Embora tenha sido publicado em maio, o regulamento europeu que estabelece os requisitos mínimos para a reutilização de água entra em vigor apenas a 26 de junho de 2023.

Até lá, os Estados-Membros deverão preparar-se para dar uma maior abrangência a uma prática até aqui limitada. É essa a proposta do projeto LIFE Phoenix, um consórcio liderado pela Aqualia e cofinanciado pelo Programa LIFE, ao abrigo do qual serão desenvolvidas soluções modulares para a produção de água para reutilização.

O projeto, que arrancou a 1 de outubro, conta ainda com a participação da AdP - Águas de Portugal Serviços Ambientais, a empresa holandesa MicroLAN, o CETIM - Centro Tecnológico de Investigação Multisectorial espanhol, a empresa Newland EnTech, a Universidade de Almeria, o Conselho Provincial de Almeria e a Confederação Hidrográfica do Guadalquivir. Irá estender-se durante 42 meses e um orçamento global de cerca de 3,4 milhões de euros, financiados a 55% pela Comissão Europeia através do Programa LIFE.

Ao longo destes três anos e meio, o consórcio irá trabalhar no sentido de converter as águas residuais num recurso para reutilização na irrigação agrícola de forma segura e eficiente.

O projeto terá início em duas ETAR de Almeria (El Bobar e El Toyo), operadas pela Aqualia, concessionária dos Serviços Municipalizados de Águas desta cidade espanhola. Os outros pilotos de demonstração localizam-se em Huelva e Toledo, em Espanha, e em Abrantes, na ETAR de Fonte Quente, em território nacional, também operada pela Aqualia.

A colaboração do Grupo AdP – Águas de Portugal no projeto prevê a participação no desenvolvimento de um estudo de viabilidade para a aplicação das soluções em duas ETAR do Grupo e na disseminação do projeto em Portugal.

Embora o regulamento tenha sido publicado este ano, o projeto LIFE Phoenix já existe desde 2018, tendo sido criado mediante o crescimento da exigência para com os requisitos de reutilização de águas residuais.

Os objetivos do LIFE Phoenix passam pelo desenvolvimento de soluções inovadoras de regeneração de águas residuais urbanas para pequenas, médias e grandes ETAR, ajustando as soluções a cada caso, em função do tamanho da população, da qualidade da água e da capacidade económica. Pretende-se também quantificar e eliminar os contaminantes emergentes através de processos de oxidação avançada, e também os microplásticos, através de filtração avançada. Outro dos objetivos é otimizar a irrigação mediante gestão inteligente, além de desenvolver uma ferramenta de diagnóstico que permita selecionar a melhor combinação de tecnologias para cada caso.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.