Leiria: recomendada construção de estação de tratamento de efluentes suinícolas

A Assembleia da República recomendou ao Governo que diligencie no sentido da construção, com financiamento público, de uma estação de tratamento de efluentes suinícolas em Leiria.

O modelo de financiamento proposto poderá compreender fundos comunitários e fundos nacionais, numa parceria entre entidades públicas que inclua a Águas de Portugal e as autarquias. Aconselha-se que o projeto fique definido no segundo semestre de 2018 e tenha uma dimensão adequada para tratar a totalidade dos efluentes suinícolas que atualmente poluem o rio Lis e a sua bacia hidrográfica. Paralelamente, recomenda-se o desenvolvimento de uma forte fiscalização da atividade suinícola da região, de forma a que os resíduos produzidos sejam efetivamente tratados.

Os deputados recomendam ainda a aprovação, no prazo de um ano, de um plano de despoluição do rio e bacia hidrográfica do Lis, de forma a maximizar os serviços de ecossistema que este recurso pode prestar, particularmente no que respeita à preservação de biodiversidade, abastecimento hídrico de qualidade e suporte a atividades lúdicas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.