Lançados concursos de 3,6ME para a rede de águas na Pampilhosa da Serra

  • 18 abril 2022, segunda-feira
  • Água

A Empresa Intermunicipal do Ambiente do Pinhal Interior (APIN) lançou os concursos para duas empreitadas da rede de águas e de drenagem de águas residuais na Pampilhosa da Serra, num investimento total de 3.658.470,36 euros.

Os dois procedimentos foram publicados em Diário da República na passada quinta-feira e preveem uma empreitada de execução da rede pública de distribuição de águas e de drenagem de águas residuais na Amoreira e outra no Pessegueiro.

As operações preveem a construção de “novas ETAR [estações de tratamento de águas residuais], a execução de novos sistemas elevatórios, a construção/implementação de estações elevatórias, a instalação de coletores gravíticos, novos ramais de ligação às novas ETAR e melhorias no tratamento de efluentes”, referiu a APIN.

Segundo a empresa intermunicipal, o objetivo destas duas empreitadas naquele concelho do interior do distrito de Coimbra passa por aumentar “a qualidade do serviço prestado pela APIN nestas áreas, tornar os sistemas mais eficientes, assegurar a proteção do ambiente em geral – das águas superficiais e costeiras em particular – dos efeitos nefastos das descargas das águas”.

A empreitada na Amoreira tem um custo previsto de 2,4 milhões de euros e prevê, entre outras ações, a redução da poluição urbana nas massas de água, “com especial enfoque no tratamento de águas residuais”, estando previstos 320 novos ramais de ligação à ETAR e a execução de seis sistemas elevatórios.

Já a intervenção no Pessegueiro, terá um custo de cerca de 1,25 milhões de euros, com objetivos iguais aos da empreitada prevista na Amoreira, esclareceu a APIN.

Nesta operação, será construído um sistema elevatório e a execução de 165 novos ramais com descarga na ETAR do Pessegueiro, que será construída no âmbito deste investimento, salientou.

As candidaturas aos concursos podem ser apresentadas até 4 de maio e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data.

O prazo de execução do contrato é de 360 dias, no caso da empreitada na Amoreira, e de 330 dias na do Pessegueiro, e os critérios de adjudicação são a pontuação parcial do rendimento diário médio de abertura de vala (cinco por cento) e a pontuação parcial do preço total do lote (95 por cento).

Consulte os anúncios em https://files.dre.pt/cp_hora/2022/04/074/415216906.pdf e https://files.dre.pt/cp_hora/2022/04/074/415216777.pdf

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.