Lançado concurso para nova unidade de triagem de resíduos em Évora

Fotografia: Gesamb

A empresa intermunicipal do distrito de Évora Gesamb lançou um concurso público internacional para a instalação de novas linhas de triagem para o contentor amarelo e azul do ecoponto.

O concurso, com um preço base de 7,5 milhões de euros, contempla a conceção, construção e fornecimento desta nova instalação.

Com a entrada em vigor do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030), foram definidas metas ambiciosas para a recolha seletiva e a preparação para reutilização e reciclagem.

“A Gesamb está empenhada em triplicar as quantidades atualmente recolhidas seletivamente de resíduos de embalagens de plástico, metal e papel/cartão até 2030, conforme estipulado pela União Europeia”, disse a empresa intermunicipal em comunicado divulgado.

Para cumprir essas metas, a Gesamb planeia expandir e reconverter o atual Centro de Triagem, transformando-o numa unidade de triagem automática. Esta unidade será equipada com tecnologia avançada para separar diferentes tipos de plásticos e metais de forma automatizada e inteligente. Além disso, está prevista a requalificação da receção, enfardamento e armazenagem dos materiais de papel/cartão.

A nova unidade terá uma capacidade de processamento de quatro toneladas por hora de embalagens de plástico/metal e 16 toneladas por hora de papel/cartão. Para garantir a sustentabilidade, a nova área será coberta com painéis fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de aproximadamente 295 kilowatt-pico.

O layout proposto no concurso destaca-se pelos elevados padrões de sustentabilidade e eficiência, privilegiando soluções tecnológicas inovadoras. Os concorrentes deverão apresentar equipamentos com níveis de eficiência superiores a 90 por cento, tanto em quantidade quanto em qualidade, conforme as especificações técnicas dos resíduos de embalagens aprovadas pela APA. Esses resultados deverão ser garantidos por um período de dois anos.

Com o apoio esperado do programa Alentejo 2030, a Gesamb crê que ajudará a evitar um aumento das tarifas municipais e a garantir a sustentabilidade financeira da iniciativa.

De acordo com o documento publicado em Diário da República, as candidaturas ao concurso podem ser apresentadas até 24 de setembro, os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 66 dias a contar dessa data e o prazo inicial de execução do contrato é de 750 dias.

Consulte o anúncio em https://files.diariodarepublica.pt/cp_hora/2024/07/145/417960636.pdf

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.