Lançado certificado que classifica uso eficiente da água

A Agência para a Energia (ADENE) desenvolveu, em colaboração com diversas entidades institucionais e parceiros do sistema científico e tecnológico nacional, o índice AQUA+. É um sistema simples, ágil e voluntário, que classifica a eficiência hídrica em edifícios.

Sendo Portugal o segundo país da União Europeia com maior consumo de água por habitante, o ADENE considerou fundamental informar os cidadãos sobre a eficiência hídrica das suas casas.

O AQUA+ permite, assim, identificar medidas de melhoria que levam a uma utilização mais eficiente da água, conduzindo à “realização de investimentos económica e ambientalmente mais racionais, valorizando e distinguindo os imóveis mais eficientes”, pode ler-se em comunicado. Estes edifícios podem reduzir até 30 por cento do consumo de água e 20 por cento na fatura energética.

Este instrumento classifica a eficiência hídrica de imóveis numa escala de A+ (mais eficiente) até F (menos eficiente) e permite identificar oportunidades de melhoria e poupança ao avaliar o desempenho das infraestruturas e equipamentos que influenciam o consumo de água, como, por exemplo, os sistemas de produção e distribuição de água quente, eletrodomésticos, dispositivos de uso de água, usos exteriores de água e redes de água.

A avaliação e certificação dos imóveis pelo AQUA+ será realizada por auditores qualificados e reconhecidos pela ADENE, que terão de concluir um curso de formação criado para o efeito pela Academia ADENE.

De momento, a certificação, que é válida por um período de dez anos, existe para edifícios em fase de projeto, reabilitação ou em uso, mas em breve também se estenderá a imóveis nas áreas do turismo, comércio e serviços.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.