Investimento dos fundos europeus LIFE chega aos 55ME no Norte

  • 07 março 2023, terça-feira
  • Gestão

O investimento no âmbito do programa de fundos europeus LIFE chegou aos 55 milhões de euros no Norte do país, dos quais 33 diretamente financiados pelo programa, divulgou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR-N).

“As entidades sediadas no Norte participam em 19 projetos apoiados pelo programa LIFE, representando 32,5 e 54,5 milhões de euros de fundo aprovado e de investimento, respetivamente”, pode ler-se em documento divulgado.

Em causa está o relatório Norte UE – Dinâmicas de Fundos Europeus sobre o Programa para o Ambiente e a Ação Climática – LIFE (L'Instrument Financier pour l'Environnement [Instrumento Financeiro para o Ambiente]), com dados atualizados até dezembro de 2022.

“Entre 2014-2020, foram aprovados 19 projetos que envolvem 25 entidades distintas com sede no Norte de Portugal”, tendo os 33 milhões de euros financiados pelos programas correspondido “a cerca de 22 por cento do total de projetos aprovados que envolvem entidades sediadas em Portugal e de um por cento do orçamento global deste programa”.

Segundo o relatório, “os projetos que envolvem entidades do Norte permitiram o estabelecimento de colaborações com entidades de 22 outros países, destacando-se as colaborações com entidades espanholas”.

No total, os 19 projetos aprovados na região integram 25 entidades do Norte, das quais quatro coordenam projetos.

Apesar da dinâmica regional, a CCDR-Norte assinala que, em Portugal, “existem outras regiões (comparativamente) mais dinâmicas”, como a Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo ou Centro, “encontrando-se as entidades sediadas nestas regiões (NUTS II) envolvidas em 48, 24 e 21 projetos, respetivamente”.

No topo das instituições envolvidas encontram-se associações (38,5 por cento do total), empresas privadas (23,1 por cento), a administração local, incluindo setor empresarial local (19,2 por cento), centros tecnológicos (7,7 por cento), instituições do ensino superior (7,7 por cento) e empresas públicas (3,8 por cento).

“O montante médio de fundo aprovado nos projetos que envolvem entidades sediadas no Norte é de cerca de 1 716 mil euros, valor muito semelhante ao registado a nível nacional (1 826 mil euros)”, pode ler-se no documento.

Por domínio prioritário, 37 por cento das verbas do LIFE foram para projetos de natureza e biodiversidade, 22,4 por cento para ambiente e eficiência no uso dos recursos, 19,8 por cento para governação e informação em matéria de ambiente, 16,1 por cento para adaptação às alterações climáticas e 4,7 por cento para governação e informação em matéria de clima.

Entre os maiores beneficiários, com verbas superiores a quatro milhões de euros atribuídos, encontram-se a ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável (que já foi sediada no Porto), a Universidade do Porto, a Palombar – Associação da Conversação da Natureza e do Património Rural, a Associação Biopolis e a Sysadvance Sistemas de Engenharia.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.