Intrusão salina no Sistema Aquífero da Campina de Faro na zona da Quinta do Lago

  • 01 julho 2022, sexta-feira
  • Água

As águas subterrâneas no sector de Vale do Lobo-Quinta do Lago do Sistema Aquífero (SA) da Campina de Faro têm sido a única origem de água dos sectores agrícola e do turismo e são intensamente exploradas para irrigação de diversas culturas, campos de golfe e jardins.

Nos últimos anos, este sistema tem mostrado um balanço hídrico desequilibrado e insustentável, onde os volumes de água subterrânea extraídos excedem largamente o volume de água de recarga.

Alguns indicadores físico-químicos e níveis da água subterrânea apontam para um processo de intrusão salina em curso, que tenderá a agravar-se com a diminuição de recursos hídricos superficiais e subterrâneos no contexto das alterações climáticas. Acresce que a Ria Formosa (a Sul do SA da Campina de Faro) é um ecossistema de grande biodiversidade, cujo equilíbrio físico-químico depende dos escoamentos superficial e de base do sistema aquífero que se misturam com a água das marés.

O que é a intrusão salina?

É a penetração da água do mar para o interior de um aquífero costeiro em conexão hidráulica com o mar. Deve-se a um desequilíbrio entre cargas hidráulicas: 1) diminuição da carga hidráulica em terra e do fluxo para o mar, devido ao rebaixamento de níveis por sobreexploração do aquífero e/ou por diminuição da recarga do aquífero e 2) subida do nível do mar decorrente do aquecimento global e do regime transgressivo do tempo geológico em que nos encontramos. (...)

Judite Fernandes, Laboratório Nacional de Energia e Geologia, e Edite Reis, Agência Portuguesa do Ambiente-Administração da Região Hidrográfica do Algarve

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº134 mai/jun 2022, dedicada ao tema 'Gestão de águas subterrâneas'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.