Inovação tecnológica para potenciar eólica offshore
- 24 outubro 2025, sexta-feira
- Energia

O projeto europeu Marinewind, que ao longo de três anos reuniu Portugal, Espanha, Grécia e Reino Unido em torno de investigação e envolvimento de stakeholders, acaba de publicar um conjunto de recomendações para ajudar a passar à prática o potencial da eólica offshore
O Marinewind – Market Uptake Measures of Floating Offshore Wind Technology Systems é um projeto financiado pela União Europeia ao abrigo do Horizonte Europa, que visa identificar barreiras e oportunidades de mercado relativas à eólica offshore. Através dos Marinewind Labs, cinco casos de estudo nacionais que funcionaram como Laboratórios de Ideias, o projeto analisou as condições políticas, sociais, tecnológicas e financeiras que afetam o desenvolvimento deste setor emergente. As conclusões culminaram num conjunto de recomendações adequadas às necessidades de um vasto conjunto de stakeholders, de autoridades públicas a decisores políticos e atores da indústria e investigação.
AS recomendações foram publicadas em cada uma das línguas dos países participantes, e dividem-se em recomendações europeias e recomendações das partes interessadas dos country labs.
A nível europeu, recomenda-se a aposta em soluções tecnológicas inovadoras e sustentáveis no desenvolvimento de soluções de eólica flutuante e offshore, melhorar a ligação à rede e facilitar a transmissão de energia, promover a partilha de conhecimentos com países pioneiros no setor, promover o desenvolvimento de uma cadeia de abastecimento e valor europeia, abordar as preocupações com o impacto visual nas instalações eólicas offshore e sensibilização do público para os benefícios da eólica offshore.
No capítulo das recomendações específicas, e no caso de Portugal, aconselha-se o reforço da preparação das estruturas para o desenvolvimento da eólica offshore flutuante, a integração de critérios não-preço nos leilões, a promoção da coexistência entre parques eólicos offshore e atividades marítimas, o reforço das cadeias de abastecimento locais para a eólica offshore flutuante e a garantia de avaliações de impacte ambiental abrangentes.
O documento, em português, está disponível em: https://www.marinewindproject.eu/wp-content/uploads/2025/10/MARINEWIND-Booklet_PT.pdf
Outros artigos que lhe podem interessar