Inovação na recolha de vidro

O crescente grau de exigência que as sucessivas metas europeias têm imposto às empresas de tratamento de resíduos urbanos, em especial na área da recolha seletiva, levam a que a procura da eficiência seja uma necessidade absoluta, o que só se consegue recorrendo à inovação.

Num projeto inovador na área da recolha seletiva, designado “VIDRO – QUEM E QUANTO” em implementação na Amarsul, foi desenvolvido um sistema de sensorização utilizado para medir o nível de enchimento dos vidrões, que está associado a uma tecnologia de comunicação inovadora que aumenta significativamente a duração das baterias dos sensores e não tem custos variáveis de comunicação. É a primeira vez que o sistema LoRaWAN® é utilizado no setor da gestão de resíduos.

Adicionalmente, e utilizando as potencialidades dos sensores colocados nos vidrões, a Amarsul implementou um sistema especialmente dedicado ao canal Horeca que simplifica o processo de deposição do vidro através de um mecanismo de basculamento assistido, ao mesmo tempo que identifica o estabelecimento que depositou o vidro e qual a quantidade depositada.

Este projeto conta com o cofinanciamento do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, numa candidatura apresentada pela Amarsul em parceria com diversos municípios da Península de Setúbal.

A recolha seletiva de embalagens

O setor de atividade do tratamento de resíduos urbanos em Portugal tem sido palco de um extraordinário desenvolvimento nos últimos anos.

Artigo publicado na Edição nº 117 

Sandra V. Silva, Presidente da Comissão Executiva Amarsul, S.A. 

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.