Iniciativa da Novo Verde e Lipor visa aumentar recolha seletiva do vidro

Foto wal_172619/ Pixabay

No primeiro trimestre de 2025, Portugal registou um volume de recolha seletiva superior a 116 mil toneladas de resíduos de embalagens de Vidro, Plástico, Papel e Cartão, Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos, Aço, Alumínio e Madeira. Entidade gestora pede mais ambição para o vidro

Os dados do SIGRE, citados em comunicado da Novo Verde – Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, indicam um aumento global de 4% comparativamente ao período homólogo de 2024.

O setor manifesta preocupação com a reciclagem do vidro, que apresentou um aumento de apenas 0,2 % no volume recolhido, no primeiro trimestre do ano, totalizando 48 665 toneladas. “Este ritmo estagnado coloca em risco o cumprimento das ambiciosas metas de reciclagem de 70 % estabelecidas para 2025, para este material”, lembra o comunicado.

Em 2024, o SIGRE encaminhou para reciclagem cerca de 50 % das embalagens de vidro colocadas no mercado, um desvio de 10 % em relação à meta nacional de 60 %. 

Neste contexto, a Novo Verde, Entidade Gestora de Resíduos de Embalagens, e a Lipor uniram esforços para desenvolver um modelo como prova de conceito, na região norte do país. O Projeto Vidro +, uma iniciativa desenvolvida com a metodologia do Instituto Kaizen, visa aumentar a quantidade e a qualidade do vidro recolhido seletivamente, tanto nos sistemas porta-a-porta como nos ecopontos.

Pedro Simões, Diretor Geral da Novo Verde, sublinha que “se os produtos chegam ao mercado e o vidro não é devidamente contabilizado na recolha seletiva, este está a ser desperdiçado – e com ele, a oportunidade de alimentar a economia circular. É urgente inverter esta situação e garantir que o vidro seja canalizado para a recolha seletiva, transformando-o em matéria-prima valiosa. Os números atuais de recolha de vidro estão muito aquém das metas estabelecidas e, se não agirmos agora, corremos o risco de comprometer os objetivos para 2030. É imperativo que todos – indústria, consumidores e entidades públicas e privadas – intensifiquem os esforços na prevenção, sensibilização e educação ambiental”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.