Gestão eficiente de sistemas de abastecimento

Numa cidade sustentável, o ciclo urbano da água desempenha um papel crucial. No que ao abastecimento de água diz respeito, o que se requer?

  • Infraestruturas geridas numa lógica de Gestão de Ativos, conducente ao fornecimento de água com quantidade, qualidade e fiabilidade adequadas, a um preço justo;
  • Otimização da eficiência hídrica e energética;
  • Adaptação do sistema às alterações climáticas;
  • Planeamento estratégico de longo prazo, garantido a resiliência do sistema face a cenários de natureza diversa e a antecipação de oportunidades.

Sendo o abastecimento de água uma componente do ciclo urbano, o seu interface com as restantes componentes deste ciclo revela-se de primordial importância. Assim, numa cidade sustentável é incontornável pensar-se em: (i) Segmentação de usos, associando os conceitos de aproveitamento de águas cinzentas e águas pluviais, bem como a necessária adaptação de redes prediais; e (ii) Promoção de hábitos de consumo mais racionais.

Para que tudo isto seja possível, é crucial o desenvolvimento tecnológico de produtos inovadores, quer na ótica de monitorização e gestão dos sistemas, quer na ótica do interface com os clientes numa lógica mais participativa. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº121, mar/abr 2020

Ana Margarida Luís, EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres, Andrew Donnelly, EPAL, Ricardo Guimarães, EPAL

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.