Gestão Ambiental na Caixa Geral de Depósitos

A União Europeia (UE), tal como Portugal, definiu como objetivo alcançar a neutralidade carbónica até 2050, ou seja, uma economia com zero emissões líquidas de gases com efeito de estufa. Este objetivo constitui um elemento central do Pacto Ecológico Europeu e está em consonância com o compromisso assumido pela UE no plano da ação climática a nível mundial, no quadro do Acordo de Paris.

O setor financeiro, sendo um dos principais impulsionadores do desenvolvimento económico, desempenha naturalmente um papel estruturante neste processo, nomeadamente através da reorientação dos capitais privados para investimentos mais sustentáveis e da integração de fatores ESG nas suas atividades e operações.

O desenvolvimento de projetos e iniciativas que contribuam para alcançar desafios ambientais, com por exemplo a mitigação das alterações climáticas ou a transição para uma economia circular, é algo que a Caixa assume como parte do seu papel enquanto banco de capitais públicos. Neste sentido, a Caixa tem vindo a desenvolver uma Estratégia de Sustentabilidade que reforça o compromisso para o desenvolvimento sustentável, investimento no futuro e orientação para a criação de valor para os seus clientes e colaboradores.

Como exemplo deste processo evolutivo, é importante destacar o lançamento, em 2007, do Programa de Baixo Carbono, que materializa a estratégia da Caixa na resposta às alterações climáticas, e que visa contribuir para a redução do impacte ambiental das atividades, promover o desenvolvimento sustentável e induzir boas práticas junto das suas partes interessadas. (...)

Ana Carolina Cunha, engenheira, técnica da área de sustentabilidade, direção de Suporte Corporativo

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº127 mar/abr 2021, dedicado ao tema 'Sistemas de gestão ambiental, certificação e auditoria'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.