Gestão Ambiental em Unidades Turísticas

Unidades turísticas devem integrar a gestão ambiental

A indústria do Turismo, como qualquer outra actividade humana, apresenta impactes ambientais, ao nível da ocupação do território, depleção dos recursos naturais, consumos de energia, produção de resíduos e emissões atmosféricas, entre outras. Estes impactes são sobretudo associados ao transporte, alojamento, alimentação e actividades de lazer dos turistas. Acresce o facto de a indústria turística depender em grande parte de destinos sensíveis e atractivos em termos de capital natural, como sejam zonas protegidas, praias ou áreas remotas com pouca densidade humana, mas elevada biodiversidade.

O crescimento populacional, o desenvolvimento económico e a maior disponibilidade de transporte aéreo verificado nos últimos anos, principalmente nas regiões da Ásia e América do Sul, potenciaram um crescimento do sector do turismo, com os respectivos impactes ambientais nos mercados receptores.

Com o aumento da actividade turística, estes impactes aumentaram, despoletando uma consciência geral sobre a pressão nos ecossistemas e a necessidade de os salvaguardar, arriscando a perca do capital natural e humano de que dependem. Surgiram assim políticas e ferramentas que tentam minimizar os impactes crescentes verificados.

Na Cimeira da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1996, foi criada a Agenda 21 para a Indústria de Viagens e Turismo, onde foram adoptadas 10 áreas prioritárias para as organizações do sector, relacionadas com os resíduos, recursos, energia, emissões, água, efluentes, substâncias perigosas, meios de transporte, uso do solo, envolvimento das partes interessadas, planeamento, novos produtos, tecnologias e estabelecimento de parcerias.

O sector da hotelaria, como parte integrante e fundamental da indústria do Turismo, respondeu à evolução dos conceitos de sustentabilidade com a implementação de ferramentas voluntárias como os sistemas de gestão ambiental e respectivas certificações, assim como o cumprimento dos requisitos legais e definição de boas práticas e códigos de conduta. (...)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº127 mar/abr 2021, dedicado ao tema 'Sistemas de gestão ambiental, certificação e auditoria'

Pedro Teixeira

Diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.