Fundão integra projeto europeu para desenvolvimento de sistemas sustentáveis de rega
Fotografia: benjamin lehman_Unsplash
O município do Fundão e a Universidade da Beira Interior estão a participar no projeto europeu MED-WET que tem por objetivo introduzir sistemas eficazes de irrigação agrícola, nomeadamente para agricultores de pequena dimensão na região do Mediterrâneo.
Este projeto europeu é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA), da qual Portugal faz parte através da participação da FCT.
O projeto MED-WET tem a duração de três anos e é constituído por um consórcio de oito entidades com origem em cinco países, nomeadamente Alemanha, Egito, Malta, Marrocos e Portugal.
O município do Fundão, conjuntamente com a Universidade da Beira Interior – entidade que assegura a coordenação científica, a nível nacional, deste projeto –, terá a responsabilidade de assegurar os testes experimentais das tecnologias inovadoras de irrigação, que serão realizados na Quinta Experimental situada no Seminário do Fundão.
“Este projeto assume especial relevância num momento em que as regiões do Mediterrâneo enfrentam escassez de água e em que o crescimento populacional, a mudança do comportamento dos consumidores e as mudanças climáticas têm um impacto sério na disponibilidade de água doce”, referiu a autarquia em comunicado divulgado.
Relativamente ao setor agrícola, o foco estará situado nas tecnologias eficientes e sustentáveis de irrigação com baixo consumo de água, com o desenvolvimento de soluções de baixo custo, com materiais naturais e disponíveis a nível regional.
Este projeto não se encerra no estudo académico, alargando-se às entidades administrativas do território, assim como à sociedade em geral, na procura de soluções.
Outros artigos que lhe podem interessar