“Fio” - A base da sustentabilidade dos têxteis

Nos dias que correm uma das palavras que mais se ouve é “Sustentabilidade”. Para a indústria têxtil este tema é de extrema importância, uma vez que é uma indústria bastante intensiva ao nível de consumo de recursos. Se pensarmos que uma simples t-shirt branca de algodão, uma peça básica que todos temos no armário, gasta 2700 litros de água para ser produzida, o equivalente a mais de três anos em quantidade de água que um de nós pode beber, vemos que, efetivamente, a indústria têxtil precisa de mudar. Esta mudança já está a acontecer e, além de passar por alterações nos processos produtivos, com menor impacto a nível de consumo de água e energia, passa, também, pela escolha de matérias-primas mais amigas do ambiente.
O fio é um dos produtos mais importantes quando pensamos em tornar a indústria têxtil mais sustentável, pois é a base da produção de uma malha ou tecido.
A Inovafil é uma fiação com cinco anos de existência que procura apresentar aos seus clientes soluções com um reduzido impacto ambiental. Trabalha com diversas fibras nesta área, que vão desde o algodão orgânico até fibras mais técnicas como, por exemplo, fibras que promovem gestão de humidade, mas ao mesmo tempo têm uma base ecológica.
Algodão orgânico e reciclado
No que concerne à produção de algodão orgânico, existem vantagens significativas quanto à redução do uso de pesticidas e fertilizantes quando comparado com o algodão convencional. Outra solução no mundo do algodão passa pela conhecida iniciativa sustentável BCI – Better Cotton Initiative, sendo que a Inovafil se lhe associou em 2016. Esta organização, sem fins lucrativos, garante uma produção mais ecológica do algodão, reduzindo o seu impacto ambiental e melhorando a subsistência e desenvolvimento económico nas áreas de cultivo. Da mesma forma, outra alternativa é o algodão reciclado, cuja procura é cada vez maior. (...)
Catarina Guise, Inovafil Fiação S.A.
Artigo completo na Indústria e Ambiente nº122, maio/jun 2020
Outros artigos que lhe podem interessar