Sete cidades europeias vão testar ferramentas de circularidade

CityLoops é um projeto financiado pelo programa Horizonte 2020 que tem como objetivo desenvolver ações que conduzam a uma maior circularidade dos resíduos orgânicos e dos resíduos de construção e demolição. Conta com a participação de sete cidades - (Høje-Taastrup e Roskilde (Dinamarca), Mikkeli (Finlândia), Apeldoorn (Holanda), Bodø (Noruega), Porto (Portugal) e Sevilha (Espanha) – e 28 organizações.

Serão desenvolvidos procedimentos inovadores, abordagens e ferramentas de acesso aberto de forma a incorporar a circularidade nos processos de planeamento e tomada de decisão para RCDs e ROs nas cidades, tendo como objetivo final conduzir a transição para uma economia circular.

Os projetos serão estruturados em três fases:

- A fase inicial e de preparação inclui análises preparatórias, mapeamento das partes interessadas e planeamento participativo;

- Na fase de demonstração serão implementadas e testadas as soluções;

- A fase de replicação permitirá replicar as medidas do CityLoops a nível regional e europeu.

O conjunto de ações é bastante diversificado, incluindo instrumentos para prever potenciais movimentações de solos e produção de RCDs, campanhas de consciencialização, ferramentas de apoio à tomada de decisões de circularidade, simulação de impactos, ferramentas de visualização 3D e diretrizes para as compras para produtos orgânicos.

Será ainda realizada uma avaliação de circularidade em todo o setor, para ajudar a otimizar as atividades de demonstração, e uma avaliação da circularidade urbana em cada uma das cidades, para as apoiar a integrar a circularidade no planeamento e na tomada de decisões.

As compras circulares são um ponto chave do projeto: as cidades vão explorar a forma como as compras no setor público podem criar mercados para produtos e soluções inovadoras de economia circular - desde um design mais circular, aumentando o uso de materiais reciclados nos produtos, até assegurar a reparação, reutilização e reciclagem apropriada de produtos e materiais  assim como a promoção de modelos de manutenção dos produtos e/ou equipamentos.

Uma das 28 organizações envolvidas é a 2GO OUT Consulting, com sede na SANJOTEC – Parque de Ciência e Tecnologia de S. João da Madeira. Para o diretor de inovação, Pedro Fonseca Santos, a participação de quatro parceiros portugueses no consórcio – além da 2GO OUT Consulting, participam o Município do Porto, a empresa municipal Porto Ambiente e a Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, “constitui um sinal do elevado compromisso que existe em Portugal e nesta região do País em particular, para com o desafio da inovação na área da economia circular, com particular ênfase na gestão de biorresíduos”.

O consórcio é liderado pelo ICLEI (Local Governments for Sustainability), um organismo internacional que dinamiza iniciativas para promover a sustentabilidade a nível local, tendo sido a organização responsável pelo lançamento e dinamização da Agenda 21 Local a nível mundial.

O projeto teve início a 28 de outubro e prolonga-se até setembro de 2023.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.