ETAR de Cantanhede vai custar quase dez milhões

A Águas do Centro Litoral (AdCL) lançou o concurso público que visa a empreitada de conceção e construção da ETAR de Cantanhede, localizada na freguesia de Tocha. O concurso tem o valor base de 9.750.000 euros.

A Secretaria de Estado do Ambiente autorizou, em novembro passado, o “reforço do investimento do Contrato de Concessão relativo à construção de uma ETAR na zona de Cochadas junto à Estação elevatória, EECT4, em Cantanhede”, lê-se em comunicado divulgado pela AdCL. Este investimento tem como objetivo resolver o problema de saneamento nos concelhos de Mira e Cantanhede.

A futura ETAR irá tratar todo o efluente proveniente do município de Cantanhede, enquanto que as águas residuais afluentes do município de Mira serão encaminhadas para a ETAR de Ílhavo. 

A infraestrutura deverá ser dotada de um tratamento terciário por lamas ativadas em regime de arejamento prolongado com remoção de nutrientes, porque o local da descarga insere-se no Sítio de Importância Comunitária das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas (zona protegida designada para a proteção de habitats).

A opção por um nível de tratamento mais rigoroso irá permitir a manutenção do bom estado e proteção do meio hídrico que serve de suporte à fauna e flora da região, particularmente da lagoa de Mira.

As candidaturas ao concurso público podem ser apresentadas até 9 de outubro e os concorrentes são obrigados a manter as respetivas propostas por 90 dias a contar dessa data. O prazo de execução do contrato prazo é de 1169 dias e o critério de adjudicação é a relação qualidade/preço.

Consulte o anúncio em https://dre.pt/application/conteudo/139913693

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.