Estação de resíduos da zona oeste da Madeira vai ser requalificada

A estação que recebe os resíduos produzidos na zona oeste da Madeira reabre no terceiro trimestre do próximo ano, depois de ter sido encerrada para obras de requalificação, no valor de 3,6 milhões de euros.

Numa visita ao local da obra, a secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, indicou que a Estação de Transferência da Zona Oeste fechou por questões de segurança e que será reaberta no terceiro trimestre de 2022.

Salientando que a Madeira cumpriu, em 2019, as metas definidas no Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU) para a região em 2020, “ao contrário de Portugal continental”, Susana Prada sublinhou que o Governo Regional quer continuar a cumprir as metas previstas no plano 2021-2030 e que para isso é necessário “criar condições para os municípios e as pessoas poderem contribuir para o cumprimento das metas”.

A secretária regional vincou que esta estação “é o grande exemplo disso” e facilitará “muito a entrega dos resíduos da zona oeste porque evita que [os municípios] tenham de ir à Meia Serra ou ao Porto Novo entregar os resíduos”.

A reabertura da estação, em condições de segurança, vai permitir que os resíduos “cheguem ao destino correto e que cumpram as metas definidas para a Região Autónoma da Madeira”, reforçou.

Até lá, a Câmara Municipal da Ribeira Brava vai disponibilizar um terreno apto a receber os resíduos dos municípios da zona oeste para que não tenham de ser eles a assumir o transporte para a estação da Meia Serra.

A zona oeste da Madeira, composta pelos municípios de Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, produz dez mil toneladas de resíduos por ano, referiu Susana Prada.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.