Espinho alarga recolha seletiva de biorresíduos ao setor residencial e não residencial

No âmbito do projeto de recolha seletiva de proximidade, o Município de Espinho, com o apoio da Lipor, deu início a uma nova fase da recolha seletiva, que prevê a implementação de contentores para resíduos verdes (jardim, podas), disponíveis para a população das freguesias de Silvalde e de Paramos, servindo cerca de 3 133 fogos.

Estes contentores para resíduos verdes encontram-se identificados, através de sinalética própria, distinguindo-se dos contentores do lixo.

A Recolha Seletiva de Resíduos Verdes tem como objetivo reduzir a presença destes resíduos no contentor do lixo, bem como contribuir para a reutilização e reciclagem de resíduos biodegradáveis.

Através dos circuitos de recolha seletiva de resíduos verdes, os cidadãos podem reciclar os resíduos verdes que produzem nos seus jardins e encaminhar gratuitamente para recolha através de um sistema específico para cada município.

Além disso, o município alargou a recolha de resíduos alimentares porta-a-porta ao setor não residencial, tendo em vista cerca de 30 estabelecimentos de restauração. Este serviço ocorre de segunda a sábado, durante o período da tarde, e, neste momento, já recolhe em mais de 90 estabelecimentos do município.

“Trabalhamos para uma maior consciencialização ambiental no setor não residencial, que é constituído por restaurantes, hotéis, cafés, comércio e serviços e é responsável por grande parte da produção dos resíduos recicláveis produzidos a nível nacional”, referiu a Lipor em comunicado enviado à redação.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.