A Era da Mobilidade urbana (e uma dúzia de anos para mudar o paradigma)

Trabalhar hoje na área da mobilidade é trabalhar numa era dourada. É trabalhar num momento de mudança inevitável e ter a oportunidade de trabalhar em muitos dos projetos de que se falava há anos.

Os próximos 12 anos são de mudança estrutural para as cidades, para as regiões, para o ambiente. É nos próximos 12 anos que jogamos as cartas com que nos comprometemos com as gerações futuras. É nos próximos 12 anos que saberemos se vingamos em conjunto, ou se falhamos em conjunto. Porquê então este foco nos próximos 12 anos? Esta é a minha perspetiva.

Compromissos Globais para a Mobilidade

O acordo de Paris foi um evento singular pelo consenso global que gerou. Afirmou-se uma enorme união dos povos em torno de um objetivo: o da sustentabilidade e da descarbonização do planeta. Este compromisso foi, acima de tudo, abrangente: Países, Cidades, Empresas, todos se uniram em torno deste objetivo comum, e de forma tão firme e resiliente, que mesmo quem disse que saía, teve como reação um grande número de cidades a dizer nós não saímos. O acordo de Paris é um compromisso da nossa geração com as próximas.

Miguel Gaspar

Vereador da Mobilidade da Câmara Municipal de Lisboa

Artigo publicado na edição nº111 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.