EPAL inicia obras de reabilitação do sistema de Alenquer orçadas em 4,8ME

  • 08 outubro 2021, sexta-feira
  • Água

A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL) deu início à empreitada de reabilitação e ampliação da rede de abastecimento de água em alta de Alenquer, um investimento de 4,8 milhões de euros.

Á agência Lusa, a EPAL comunicou que começaram a ser “realizados trabalhos preparatórios da empreitada, essenciais para a execução da mesma”.

O concurso público foi lançado em agosto de 2019, as obras vieram a ser adjudicadas em setembro de 2020, mas o seu arranque atrasou-se.

“O atraso verificado resultou da congregação de vários fatores, incluindo a pandemia Covid-19 que assolou o mundo, a necessidade de garantir as condições técnicas e jurídicas para a materialização da empreitada e, ainda, a situação que afeta o mercado da construção civil”, justificou a empresa.

A empreitada engloba a reabilitação da conduta de Alenquer numa extensão de 3.600 metros, a execução de novas condutas num total de 4.100 metros, a ampliação em 500 metros cúbicos do reservatório de Alenquer IV, bem como outras intervenções nos pontos de entrega de água em Casais da Marmeleira e Casal Machado.

A intervenção, orçada em 4,8 milhões de euros, vai decorrer durante 15 meses, com a finalidade de “constituir uma infraestrutura que permita efetuar o abastecimento de água em ‘alta’ (aos municípios e outras entidades gestoras), de acordo com as melhores práticas do século XXI, garantindo-se a qualidade da água com elevados níveis de eficiência e resiliência”.

A empresa recordou que o Aqueduto do Alviela, que abastece o concelho de Alenquer, é uma obra construída segundo a engenharia do século XIX e carece de renovação.

As infraestruturas que serão intervencionadas localizam-se nas freguesias de Carregado e Cadafais, no concelho de Alenquer, e Castanheira do Ribatejo e Cachoeiras, no concelho de Vila Franca de Xira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.