Engenheir@ do Ambiente: desafios e futuro da profissão

  • 28 fevereiro 2022, segunda-feira
  • Gestão

Iniciei a minha formação em Engenharia do Ambiente em 1986, numa época em que este ramo da engenharia era ainda pouco conhecido, o que se notava pelas perguntas que então sistematicamente me eram feitas: “Então, isso serve para quê?” ou “O que faz uma Engenheira do Ambiente?”. A evolução foi, no entanto, rápida, os temas ambientais vieram para a agenda mediática e política, a sensibilidade da sociedade aos mesmos cresceu e, na década de 90 o comentário passou a ser “Engenheira do Ambiente? Muito bem, é uma profissão de futuro…” Estavam certos! E hoje, mais do que nunca, esta afirmação mantém-se verdadeira.

Ramo inovador da engenharia quando surgiu, veio preencher um espaço vazio e rapidamente se percebeu o valor acrescentado em que se traduz a intervenção do(a) engenheiro(a) do ambiente na sociedade.

O(a) engenheiro(a) do ambiente detém conhecimento de âmbito alargado no domínio das ciências (exatas, da engenharia, da natureza e sociais), da economia, da gestão de sistemas naturais, sociais e territoriais e de tecnologias, o que lhe confere um perfil multidisciplinar e polivalente. Para além disso, são também suas características as competências de gestão de informação, de colaboração e de trabalho em equipa, o pensamento crítico e uma especial aptidão para a antecipação e resolução de problemas ambientais como os atuais, nomeadamente os que pela sua complexidade exigem a intervenção de equipas multidisciplinares e multitasking, no seio das quais, com muita naturalidade, se tornam verdadeiros “facilitadores”. (...)

Ana Teresa Perez, engenheira do ambiente, vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente, coordenadora do Conselho Regional do Colégio de Engenharia do Ambiente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº132 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Engenheiro do Ambiente: desafios e futuro da profissão'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.