A economia circular: a situação no sector da água em Portugal

    1. A origem da conceptualização da economia circular remonta aos anos 60 do século XX e foi evoluindo nos anos seguintes envolvendo, progressivamente, um número cada vez maior de especialistas, associações, movimentos, países, a União Europeia, as Nações Unidas.

Entre pioneiros do conceito e promotores da economia circular encontram-se americanos (Janine Benyons, John T. Lyle, Kenneth Boulding, Reid Lifset, Thomas Graedel, William McDonough), arquitectos, economistas, investigadores em ecologia industrial, parte deles da Universidade de Yale, um alemão (Michael Braungart), químico de formação, fundador do “Cradle to Cradle Products Innovation Institute” que detém, e atribui, a certificação “Cradle to Cradle”, um suíço (Walter Stahel), arquitecto, do Instituto Federal de Tecnologia, que pela primeira vez empregou, do confronto com uma nova noção do ciclo tecnológico com o ciclo biológico, a expressão “Cradle to Cradle”, literalmente do “berço ao berço”, e é autor de várias obras, a última das quais publicada em Maio de 2019 com o título “The Circular Economy. A User’s Guide”, um belga (Gunter Pauli), economista, fundador da “ZERI - Zero Emissions Research Iniciative”, ingleses (David W. Pearce, R. Kerry Turner, Ellen MacArthur), eles economistas, da Universidade de EastAnglia, que pela primeira vez empregaram a designação “economia circular” numa das suas obras, e ela que criou em 2010 uma fundação com o seu nome, Ellen MacArthur Foundation, com o objectivo de fomentar a transição para a economia circular e que, em 2015, em Lisboa, co-organizou uma conferência com o título “Pôr a Economia a Circular”.

      2. O que ficou registado nas linhas anteriores não passa de um mero apontamento face a tudo quanto foi acontecendo desde 1966, ano da publicação do artigo “The Economics of Coming Spaceship Earth”, de Kenneth Boulding, até ao ano em curso, de uma visão cada vez mais alargada do conceito de economia circular e da multiplicação de casos concretos de novos rumos de uma nova economia.

Para se entender, então, o que seja a economia circular, várias são as fontes aonde se poderão encontrar os correspondentes esclarecimentos; neste artigo recorre-se a um documento publicado em Junho de 2014 pela Direcção Geral do Ambiente da Comissão Europeia com o título, na versão portuguesa, “A Economia Circular. Interligação, Criação e Conservação de Valor”, no qual, em síntese:

  • se define o conceito de economia circular (em oposição à economia linear);
  • se refere que a transição para uma economia circular assenta na reutilização, reparação, renovação e reciclagem dos materiais e produtos existentes de tal modo a que os resíduos sejam transformados em recursos;

e se contém fluxogramas com que se confronta a sequência da economia linear:

Matérias primas - Produção - Distribuição - Consumo - Resíduos

com as fases da economia circular:

Matérias primas - Concepção - Produção/Retransformação - Distribuição - Consumo/Utilização/Reutilização/Reparação  - Recolha - Reciclagem - Matérias Primas

(...)

Artigo publicado na Edição nº 118

Amílcar Ambrósio, Engenheiro Civil (IST), Sanitarista (Deflt)

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.