Dinâmicas e desafios da Economia Azul em Portugal

FOTOGRAFIA ED WINGATE UNSPLASH

A Comissão Europeia publicou, em maio de 2025, o relatório anual sobre a situação da economia azul na Europa e nos Estados-Membros (The Blue Economy Report 25). De acordo com o relatório, a economia azul na UE conheceu um crescimento significativo até ao ano de 2019, dinâmica que foi interrompida em 2020 com a pandemia do COVID 19. A partir de 2021 a economia azul da UE iniciou um processo de recuperação tendo crescido, entre 2020 e 2022, cerca de 19 % em termos de VAB e 3 % em termos de emprego. Esta dinâmica permitiu ultrapassar, no que se refere ao VAB, a situação pré COVID, mas não foi suficiente para recuperar o nível de emprego, que diminuiu, entre 2019 e 2022, cerca de 3,5%.

Entre 2019 e 2022 verificaram-se alterações na estrutura da economia azul em termos de VAB e de Emprego. No que concerne ao VAB, destaca-se o reforço do peso relativo dos setores dos Transportes Marítimos, dos Recursos Marinhos não Vivos e das Energias Renováveis em Offshore e a diminuição significativa do peso relativo do setor do Turismo Costeiro e, menos acentuadamente, dos Recursos Marinhos Vivos.

A economia azul em Portugal verificou dinâmicas semelhantes às registadas na UE 27, tendo sofrido o impacto negativo da crise do COVID 19, especialmente no seu setor mais representativo, o Turismo Costeiro. Entre 2019 e 2020 a economia azul em Portugal perdeu cerca de 90 mil empregos e registou uma diminuição significativa do VAB (-52,4 %). De 2020 para 2021 verificou-se uma recuperação forte do VAB e do emprego, que não foi suficiente para repor os níveis de emprego existentes antes da pandemia. De acordo com os dados do EU Blue Economy Observatory, em 2021, a economia azul em Portugal representava cerca de 1,8 % do VAB nacional e cerca de 3,2 % do emprego nacional. (...)

Leia o artigo completo na Indústria e Ambiente nº 153, julho/agosto 2025

Rui Azevedo

Autor da coluna Economia Azul

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.