Dia Mundial do Saneamento: 3,5 biliões ainda vivem sem saneamento seguro
- 19 novembro 2024, terça-feira
- Água
IMAGEM LISAPHOTOS195/ PIXABAY
“Toilets: A Place for Peace”, ou “Casas de banho: um Lugar para a Paz” é o mote com que as Nações Unidas assinalam, este ano, o Dia Mundial da Sanita. Objetivo é chamar a atenção para os efeitos dos conflitos e alterações climáticas. Também há ações de sensibilização em Portugal
Os conflitos armados, os eventos climáticos extremos e os desastres têm o potencial de causar disrupções ou até destruir sistemas de saneamento. Quando estes sistemas são inexistentes, ou não podem operar eficazmente, os resíduos espalham-se no ambiente e o seu potencial de contaminação, por exemplo do meio hídrico, acelera a dispersão de doenças como a cólera.
As Nações Unidas apelam, por isso, aos Governos que assumam a resiliência, eficácia e acessibilidade dos serviços de saneamento como prioridade. São três as mensagens-chave com que as Nações Unidas assinalam a data:
- As casas de banho são lugares para a paz: é essencial que este espaço central na nossa vida seja seguro, mas para 3,5 biliões de pessoas (dados da OMS e da Unicef de 2023) é um espaço ameaçado por conflitos e efeitos das alterações climáticas;
- As casas de banho são um espaço para a proteção: ao criar uma barreira entre nós e os resíduos que produzimos, as sanitas e os sistemas de saneamento tornam-se essenciais na proteção do ambiente e da saúde pública;
- As casas de banho são um espaço para o progresso: o saneamento é um direito humano, que protege a dignidade de todos, e torna-se especialmente transformador para mulheres e raparigas. Por isso, um maior investimento e melhor governança nesta área são fatores críticos para a paz e justiça.
Assegurar saneamento e higiene adequados para todos até 2030 é uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água potável e saneamento).
Iniciativas em Portugal
A Águas do Tejo Atlântico assinala este Dia Mundial do saneamento com uma campanha de sensibilização baseada nas redes sociais, centrada na literacia relativamente às redes e tratamento, com dicas como:
"Sabias que… os lenços de papel não devem ir pela sanita?"
" … o óleo de cozinha entope o sistema de saneamento?"
" … o fio dentário pode causar grandes problemas no sistema de esgoto?"
" … deitar medicamentos na sanita pode poluir o ambiente?"
" … as toalhitas húmidas não devem ir pela sanita?"
Em parceria com a Mega Hits, a entidade gestora arranca também hoje com a campanha “Segredos da Sanita ou Saneamento: Mito ou Realidade? Estará no ar até ao final da semana e que tem como objetivo alertar para as importantes intervenções que são realizadas depois puxar o autoclismo de uma sanita.
Também os SMAS de Almada decidiram assinalar a data, com a implementação da campanha “Na sanita só papel!”, que desafia o público a adotar boas práticas diárias com o objetivo de garantir um ambiente mais saudável e sustentável, reduzir os impactos negativos sobre a saúde pública e o meio ambiente, e promover o bem-estar das populações.
O Dia Mundial do Saneamento assinala-se a 19 de novembro desde 2013.
Outros artigos que lhe podem interessar