Dia Mundial da Água alerta para preservação dos recursos hídricos

  • 22 março 2024, sexta-feira
  • Água

Fotografia: Freepik

Todos os anos assinala-se o Dia Mundial da Água a 22 de março, sendo que este ano as Nações Unidas escolheram dar ênfase ao tema: Água para a Prosperidade e a Paz.

Segundo a Unesco, a gestão sustentável da água gera uma infinidade de benefícios para indivíduos e comunidades, incluindo saúde, segurança alimentar e energética, proteção contra riscos naturais, educação, melhoria dos padrões de vida e emprego, desenvolvimento econômico e uma variedade de serviços ecossistêmicos.

A agência defende que é através desses benefícios que a água leva à prosperidade e que a partilha equitativa desses benefícios promove a paz.

As Nações Unidas aproveitaram para destacar alguns dados sobre a água:

  • 2,2 bilhões de pessoas não tinham condições para gerir com segurança a água potável em 2022;
  • Cerca de 80 por cento dos empregos são dependentes da água em países de baixa renda, onde a agricultura é a principal fonte de subsistência;
  • 72 por cento de captação de água doce é utilizada pela agricultura;
  • 1,4 bilhão de pessoas foram afetadas por secas entre 2002 e 2021;
  • Até dez por cento do aumento da migração global entre 1970-2000 esteve ligado a déficits de água.

Em Portugal, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) comemora a efeméride promovendo diversas iniciativas em território nacional, que pretendem alertar e sensibilizar para a importância da preservação dos recursos hídricos.

“A água tem um papel ímpar nos impactes da mudança do clima. A nova estratégia europeia para a adaptação às alterações climáticas evidencia a necessidade de reduzir drasticamente o uso de água, apostando em origens alternativas, implicando a cooperação e o envolvimento dos setores, sobretudo os mais dependentes deste recurso, a fim de garantir que a resiliência seja alcançada de forma justa e equitativa”, refere a APA em comunicado.

“Quando abrimos, em segurança, a torneira de nossas casas não pensamos que essa água pode vir do interior da terra, das águas subterrâneas ou dos rios e albufeiras. Para ali chegar passa por um processo de tratamento, que será mais ou menos oneroso dependendo da sua qualidade. Nos passeios à beira rio ou à beira mar, ou para usufruir dos locais identificados para a prática balnear, a qualidade, mas também a quantidade, são essenciais para que se sinta à vontade de dar um mergulho sem que haja riscos para a sua saúde”, continua a associação.

A APA saliente que a água é um elemento estruturante em diversos domínios, tais como a agricultura, as florestas, a biodiversidade, a indústria, a energia, as pescas, as cidades, a saúde e o turismo. Por isso, a mudança de paradigma na gestão da água conduz ao envolvimento de todos os atores, “pois a sua utilização tem cada vez mais de ser realizada por princípios de sustentabilidade e eficiência”.

“Como a água não é só nossa, mas de todas as espécies, assegurar uma água no seu estado natural é fundamental para a manutenção de ecossistemas saudáveis que, por sua vez, se refletem em todos nós, pois deles fazemos parte. Uma água ‘limpa’ é sinónimo de vida, saúde, alimentos, lazer, energia, ligação através da navegação. Não pode, por isso, ser desperdiçada nem poluída”, destaca ainda a mensagem da APA.

Segundo a associação, a poluição, a sobre-exploração e as alterações dos habitats aquáticos continuam a comprometer a qualidade e a disponibilidade de água. “Os efeitos das alterações climáticas já nos batem à porta, com secas cada vez mais frequentes e inundações mais gravosas. Também o grau de artificialização dos rios, estuários e zonas costeiras, excessivo para uns, insuficiente para outros, obriga-nos a tomar decisões do caminho a seguir para que o futuro possa existir para as próximas gerações”, conclui.

O programa das iniciativas organizadas pela APA pode ser consultado aqui.

A iniciativa H2Off também está de regresso, desafiando toda a população a fechar a torneira por 60 minutos, entre as 22 e as 23 horas.

Lançada plataforma que visa ajudar na eficiência hídrica

A Águas e Energia do Porto lança uma plataforma que pretende ajudar o consumidor a dotar as suas habitações ou estabelecimentos comerciais de uma maior eficiência hídrica. Além de um guia digital de boas práticas para a poupança de água, o “POUPA-ME” proporciona um contacto direto com a Águas e Energia do Porto para resolução de qualquer avaria.

Esta pretende ser uma “ferramenta de bolso”, que, de forma dinâmica, intuitiva e acessível em qualquer dispositivo eletrónico, sem necessidade de instalação, ajuda a um consumo mais eficiente de um recurso que, “sendo escasso, é um dos mais importantes do planeta”.

“Além das dicas mais correntes, a plataforma recorre à interatividade com ilustrações para passar a mensagem, tornando-o uma ferramenta apelativa até para as camadas mais jovens, podendo facilmente ser utilizada como instrumento de educação ambiental para professores e educadores”, refere a empresa municipal em comunicado.

Os clientes da Águas e Energia do Porto que se depararem com problemas ou avarias, serão encaminhados pela “POUPA-ME” para a melhor solução, integrando ferramentas de contacto direto com a empresa para resolução de qualquer avaria proveniente da rede pública.

A plataforma permite, também, a partilha de dicas entre utilizadores, através do envio de sugestões ou soluções a um amigo que esteja com algum problema relacionado com a rede de abastecimento de água, fomentando a disseminação das boas práticas de uma “forma fácil e intuitiva”.

De acordo com a Águas e Energia do Porto, não sendo estanque, o objetivo é que este “guia de bolso” possa ir crescendo, com uma crescente adaptação da informação à realidade, seja da empresa, da cidade, e até do país, alargando a sua abrangência às redes de águas residuais e pluviais, passando pelos rios, ribeiras, praias e até energia. “A lógica é que não fique apenas circunscrito à cidade do Porto e que possa ser utilizado por qualquer pessoa”, concluiu.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.