UE e FAO unem esforços para combater desperdício alimentar e resistência aos antimicrobianos

A União Europeia e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) assumiram, no dia 29 de setembro, um acordo de colaboração que visa atacar os problemas do desperdício na cadeia alimentar e da resistência aos antimicrobianos.

O documento de intenções assinado pelos dois organismos inclui um compromisso de reduzir para metade o desperdício alimentar per capita até 2030, uma meta constante, aliás, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030. O documento de intenções refere também o objetivo de intensificar a cooperação no sentido de enfrentar o desafio colocado pela resistência aos antimicrobianos, com foco nas explorações agrícolas e sistemas alimentares.

José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO, enquadrou a visão da organização sobre os antibióticos e antimicrobianos, afirmado que “devem ser usados apenas para curar doenças e aliviar sofrimento desnecessário”, classificando a resistência aos antimicrobianos como uma ameaça para pessoas e animais. Ainda assim, Graziano da Silva reconhece o progresso dos países europeus na redução do uso de antibióticos na agricultura.

Graziano da Silva notou ainda a ligação entre o desperdício alimentar e muitos aspetos do desenvolvimento sustentável.

Os números

Em termos globais, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo humano – 1,3 biliões de toneladas - são desperdiçados, causando perdas financeiras de grande impacto.

Ao mesmo tempo, o aumento do uso de antibióticos na medicina humana e veterinária tem levado a um crescimento do número de microrganismos causadores de doenças resistentes a antibióticos. Este quadro faz da resistência aos antimicrobianos uma ameaça crescente que pode traduzir-se em 10 milhões de mortes por ano e perdas na economia de mais de 85 milhões de euros, a nível global, até 2050. Além dos riscos para a saúde, a resistência aos antimicrobianos também tem implicações na segurança alimentar e no bem-estar económico de famílias dependentes da agricultura.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.