Lipor no desenvolvimento de projetos de gestão de resíduos na América Latina
[CLAUDIO/UNSPLASH]
A LIPOR e o Banco Interamericano de Desenvolvimento assinaram uma Carta de Compromisso com o objetivo de reforçar a cooperação institucional e a confiança no desenvolvimento de projetos de gestão de resíduos.
Segundo a AICEP, o BID propôs a integração da LIPOR como Peer Review de um projeto que consiste no desenvolvimento de uma ferramenta de melhoria contínua para operadores de sistemas de resíduos sólidos para agregar informação e indicadores de gestão de resíduos.
A equipa é multidisciplinar, constituída por representantes e consultores do BID, com a participação de operadores municipais e, agora, com a participação de Portugal, representada pela LIPOR.
A ferramenta tem como objetivo melhorar o desempenho das entidades de gestão de resíduos, estimulando um processo de transformação institucional com o objetivo de alcançar a sustentabilidade financeira, administrativa e operacional e uma economia circular. Vai estar disponível para utilização por Municípios e operadores de gestão de resíduos dos Países da América Latina e das Caraíbas.
A LIPOR vai ter como missão a revisão e validação dos conteúdos, avaliação dos planos, identificação de oportunidades de melhoria e de transformação. O projeto tem a duração de 9 meses.
Outros artigos que lhe podem interessar