CVR recebe mais de 500 mil euros da EU para equipamentos

O Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) recebeu um financiamento da União Europeia de mais de 500 mil euros. O objetivo principal do projeto denominado CVR.TechRe4C é reforçar a capacidade laboratorial e de investigação aplicada do CVR, dotando-o com equipamentos técnico-científicos tecnologicamente avançados e adaptando as suas infraestruturas.

Com este investimento, o Centro de Interface Tecnológico localizado em Guimarães, no Campus da Universidade do Minho, pretende aumentar o número de serviços prestados e melhorar a resposta das valências atualmente oferecidas. Para a entidade, estes investimentos assumem-se “fundamentais para capacitar a entidade nas seguintes áreas de atuação: tecnologias de valorização material, energética e biológica; ecoeficiência e sustentabilidade de recursos e materiais; digitalização e indústria 4.0 e economia circular”.

Ao reforçar estas áreas, o projeto CVR.TechRe4C fomenta a realização de investigação aplicada e desenvolvimento de ligações e sinergias entre empresas e instituições que desenvolvem atividades e culminam no desenvolvimento de produtos e serviços com importantes mais-valias para o mercado e ambiente.

“De igual modo, existirá uma afirmação e promoção da inovação regional, à escala nacional e internacional, bem como para a consolidação das atividades de investigação na região Norte de Portugal”, lê-se em comunicado divulgado.

O CVR.TechRe4C é financiado pela União Europeia através do Portugal 2020 e no âmbito do Norte 2020. Do montante total elegível de 644.861,12 euros, 548.131,95 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.