Costa reúne com Sánchez e Macron para reforçar cooperação na energia

O primeiro-ministro António Costa estará hoje reunido com o Presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, para reforçar a cooperação regional no âmbito da União da Energia. O encontro contará ainda com a presença do Comissário europeu para a Ação Climática e Energia, Miguel Arias Cañete, e da vice-presidente do Banco Europeu de Investimento, Emma Navarro.

Na reunião será assinada a Declaração de Lisboa, que tem por base a Declaração de Madrid assinada em 2015, que lançou o processo de integração e criou um Grupo de Alto Nível, presidido pela Comissão, para acompanhar o avanço dos trabalhos. Os então representantes dos três países, Pedro Passos Coelho, Mariano Rajoy e François Hollande, salientavam a urgência de construir “todas as infraestruturas para se conseguir um mercado interno energético eficiente, em particular as interconexões transfronteiriças das redes de gás e eletricidade”.

Com uma capacidade de interconexão de apenas 6 000 MW, Espanha e Portugal continuam ainda a não participar plenamente no mercado europeu da eletricidade. Esta capacidade de interconexão também não permite a estes países atingir a meta de 15 por cento de interconexão fixada no Regulamento relativo à governação da União da Energia, recentemente adotado.

No encontro, os dirigentes farão um balanço dos progressos significativos alcançados no sentido de uma maior integração da Península Ibérica no mercado interno da energia e acordarão formalmente as formas de reforçar a cooperação regional entre Espanha, França e Portugal. Deverá chegar-se a um acordo sobre as medidas a tomar para completar as interconexões energéticas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.