Economia circular: converter embalagens em equipamento desportivo

Uma equipa da Queen’s University Belfast, na Irlanda do Norte, está a trabalhar em novas formas de converter plásticos de uso único em novos materiais, como tanques de armazenamento para água e combustível, e equipamento desportivo como canoas e caiaques.

Uma parte dos 300 milhões de toneladas de plástico produzidas anualmente não está concebida para ser reciclada, com as consequências de poluição que todos conhecemos.

Com este problema em mente, uma equipa do Centro de Investigação em processamento de Polímeros da Universidade de Belfast está a estudar técnicas inovadoras para transformar plástico num conjunto de produtos.

A abordagem usada pelos cientistas consiste em “modelação rotativa”, uma técnica com o potencial de reciclar grandes volumes de resíduos de plástico para converter em produtos como mobiliário urbano, tanques de armazenamento e boias marítimas.

O processo começa com a separação de lascas dos resíduos de plástico, que depois são convertidas em pellets através de tecnologia patenteada. Os pellets são transformados em pó, que é misturado com uma proporção de polietileno, aquecido a mais de 200 graus Celsius e depois arrefecido dentro de um molde, que lhe confere o formato do novo produto.

Peter Martin, um dos investigadores, explica, citado pela universidade, que a investigação inclui a realização de testes para encontrar a mistura ideal de plásticos e de condições de processamento, para que seja possível produzir uma gama de produtos largamente feita com recurso a resíduos. “Espera-se que um produto deste tipo possa substituir cerca de 30 por cento de plástico novo”, sentencia Martin.

O projeto, chamado “Rotocycle”, é financiado pelo Innovate UK através do programa Plastics Innovation: Towards Zero Waste. Começou em janeiro e terá a duração de dois anos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.