Hospital de Montijo substitui sacos de plástico por sacos de tecido não tecido
O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) implementou um projeto de sustentabilidade ambiental, social e económica, através da substituição de sacos de plástico por sacos produzidos com o desperdício de Tecido não Tecido (TNT).
Segundo o hospital, considerando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), o CHBM pretende, através deste projeto, “reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reutilização, através da implementação de vários projetos de sustentabilidade”.
O TNT é resistente e impermeável e as suas folhas são utilizadas como invólucro de caixas de dispositivos médicos, para esterilização, sendo eliminadas após a sua utilização.
“Esta é uma excelente oportunidade de um resíduo passar a constituir matéria-prima, permitindo a produção de novos artigos que substituam a utilização de produtos de plástico. Estaremos assim a dar uma segunda vida ao resíduo de TNT, através da criação de novos artigos, artigos estes reutilizáveis, e a implementar um modelo de economia circular”, explicou a gestora hospitalar e responsável pela implementação deste projeto no CHBM, Iria Velez.
A médio prazo, o centro hospitalar tem como objetivo, entre outros, substituir 50 por cento do consumo de sacos de plástico na instituição.
Outros artigos que lhe podem interessar