Capital Verde Europeia: candidaturas até 1 de abril

FOTO PIXABAY
A Comissão Europeia abriu o período de candidaturas aos prémios Capital Verde Europeia 2028 e Folha Verde Europeia 2028, que distinguem cidades europeias com um desempenho consistente em sustentabilidade ambiental, inovação urbana e qualidade de vida
Os prémios reconhecem abordagens integradas em áreas como clima, biodiversidade, economia circular e governança urbana, proporcionando apoio financeiro europeu e integração numa rede europeia de cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável.
O prémio Capital Verde destina-se a cidades com mais de 100 mil habitantes e o prémio Folha Verde a cidades mais pequenas, entre 20 mil e 100 mil habitantes. Este ano, as duas cidades distinguidas são portuguesas: Guimarães e Águeda, respetivamente.
O prémio Capital Verde resulta de uma iniciativa de 15 cidades europeias e da Associação de Cidades Estónias, tendo sido lançado em 2008.
O prémio Folha Verde resulta do sucesso do prémio Capital Verde e da necessidade de reconhecer cidades mais pequenas, tendo sido instituído em 2015.
Todos os anos é selecionada uma cidade para ser a Capital Verde e pode ser selecionado um máximo de duas para ser Prémio Verde.
Outros artigos que lhe podem interessar