Canadá investe 1 100 ME na adaptação às alterações climáticas

O Governo do Canadá vai investir 1 100 milhões de euros, ao longo de cinco anos, sobretudo, em novas formas de construção, de modo a fazer face às alterações climáticas.

Este apoio global vai servir, por exemplo, para financiar infraestruturas públicas resistentes a inundações e para disponibilizar uma melhor informação à população, através de dados climáticos precisos.

“As alterações climáticas estão a afetar todas as comunidades no Canadá”, assinalou o ministro da Segurança Pública e Prevenção de Emergências, Bill Blair, citado pela Agência France Presse.

De acordo com o Governo, os danos causados por desastres naturais devem ascender a 15 400 milhões de dólares canadianos (11 121 milhões de euros) até 2030.

“Nos últimos anos temos assistido, não apenas no Canadá, mas em todo o mundo, a um aumento da frequência e da gravidade dos eventos climáticos”, notou, recordando inundações, incêndios florestais e ondas de calor.

O plano do executivo contempla cerca de 70 medidas, prevendo-se que, por cada dólar investido, sejam poupados até 15 dólares em custos associados ao impacto dos desastres naturais.

O Governo estima que, com as novas construções anti-inundação e incêndio, será possível economizar até 4 700 milhões de dólares canadianos (3 390 milhões de euros) por ano.

O Canadá quer ainda que, até 2025, 60 por cento da população esteja ciente dos riscos, em termos de desastres naturais, aos quais as suas casas estão expostas, que 30 por cento da água e da terra sejam conservados até 2030, de modo a acabar com a perda de biodiversidade, e que, até 2040, não existam mortes provocadas por ondas de calor.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.