Recolha seletiva de biorresíduos em Setúbal ultrapassou 4,6 mil toneladas em 2024

Desde a implementação da recolha seletiva de biorresíduos em Setúbal, em 2021, mais de 12 mil toneladas de resíduos verdes e alimentares foram tratadas, evitando a emissão de cerca de 7,2 mil toneladas de CO2, segundo comunicado de imprensa dos Serviços Municipalizados de Setúbal.
O processo de tratamento na Amarsul transforma os biorresíduos em composto, utilizado para enriquecer os solos, em vez de serem descartados em aterros.
Em 2024, os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) recolheram 4 633 toneladas de biorresíduos, o que representou um aumento de 33 % em comparação com 2023.
O projeto "Setúbal Com.posto tem + valor", que conta com a adesão de mais de 20 mil famílias, inclui tanto a recolha porta-a-porta em zonas com baixa densidade populacional, quanto a recolha coletiva em áreas mais urbanizadas.
Carlos Rabaçal, Presidente do Conselho de Administração dos SMS, destacou que o alargamento gradual do projeto é desafiado pelos custos operacionais e pela adesão da população, mas que os esforços de comunicação e sensibilização têm sido essenciais para o sucesso. A taxa de cobertura do serviço é atualmente de 34 %.
Além do setor doméstico, a recolha porta-a-porta foi expandida para o setor da restauração desde dezembro de 2023, abrangendo cerca de 100 restaurantes, principalmente na Avenida Luísa Todi, zona com maior concentração de estabelecimentos comerciais.
A recolha nos restaurantes é feita duas vezes por dia, com veículos elétricos adequados às ruas estreitas da cidade. A substituição dos contentores é gratuita, enquanto a limpeza dos mesmos é responsabilidade dos próprios estabelecimentos. O objetivo é garantir a limpeza urbana e sensibilizar os restaurantes para a correta separação dos resíduos.
O serviço de recolha seletiva de biorresíduos será expandido e otimizado, com a introdução de compostores domésticos e a aquisição de mais contentores, numa proposta aprovada no valor de 155 mil euros.
Outros artigos que lhe podem interessar