Banco Europeu de Investimento anuncia 49ME para projetos sustentáveis no Brasil

O Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciou o compromisso de investir 52,5 milhões de dólares (49 milhões de euros) num fundo que será aplicado em projetos de infraestruturas ligados a sustentabilidade ambiental no Brasil.

O montante irá para o Vinci Climate Change Fund, um fundo de investimento em participações com uma dimensão alvo de 400 milhões de dólares (373,3 milhões de euros) geridos pela empresa Vinci Infraestrutura Gestora de Recursos.

Paralelamente ao compromisso do BEI, o Fundo para a Ação Climática em Mercados Emergentes (Emerging Market Climate Action Fund – EMCAF), gerido pela Allianz Global Investors (AllianzGI), também anunciou um compromisso de investimento de 25 milhões de dólares (23,3 milhões de dólares) em projetos sustentáveis no Brasil.

Num comunicado, o BEI informou que o “Vinci Climate Change Fund investirá capital para financiar o desenvolvimento e a construção de projetos e plataformas de infraestruturas de média a grande dimensão, localizados no Brasil”.

No setor da eletricidade, o fundo visará financiar principalmente projetos de energias renováveis em grande escala, mas deverá também investir em plataformas de produção de energia solar distribuída para clientes comerciais e industriais.

No setor da água e do saneamento, o fundo pretende colaborar com operadores estratégicos para a exploração de concessões municipais, com amplos programas de investimento destinados a alargar a cobertura da rede e a reduzir as perdas de água.

Já no setor da energia, o fundo centrar-se-á em projetos de eficiência energética e de armazenamento de energia destinados a facilitar a integração das energias renováveis intermitentes na rede.

“Tenho orgulho em anunciar que o compromisso de investimento de 52,5 milhões de dólares […] do BEI será dedicado ao financiamento da ação climática e da sustentabilidade ambiental” destacou o vice-presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix, em comunicado.

“Os benefícios esperados para a população brasileira advêm do fornecimento de eletricidade a sistemas elétricos sujeitos a restrições de abastecimento e a populações que se encontram insuficientemente servidas, bem como do abandono de fontes de produção poluentes e do fornecimento de água e saneamento à população desprovida destes serviços”, acrescentou.

Já o CEO da Allianz Global Investors, Tobias Pross, declarou no mesmo comunicado que, numa altura em que o capital privado para o financiamento da ação climática é mais urgente do que nunca, mas continua a ser limitado, sente orgulho, enquanto sociedade gestora do EMCAF, em poder disponibilizar esse capital à escala necessária aos mercados emergentes.

“Esperamos que o nosso investimento contribua de forma significativa para as medidas de atenuação das alterações climáticas e de adaptação aos seus efeitos no Brasil”, concluiu.

O Banco Europeu de Investimento é o maior banco público internacional do mundo e um dos principais financiadores de projetos de energias renováveis e de ação climática a nível mundial.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.