Avaliar a pegada hídrica através de “comunidades experimentais”

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) está a lançar o projeto ECH2O-ÁGUA, que visa a capacitação dos utilizadores na adoção de práticas de consumo responsável e uso mais eficiente da água, em ambiente escolar, residencial e profissional.

O projeto contará com o envolvimento direto e indireto de comunidades dos concelhos de Lisboa e Barreiro.

O projeto passa pela mobilização de “comunidades experimentais”, com diferentes idades e perfis socioprofissionais, que irão testar dispositivos para a utilização mais eficiente da água, análise de valores mensais e evolução dos valores consumidos, permitindo o cálculo da pegada hídrica. A experiência será levada a cabo em ambiente escolar, residencial e profissional.

Entre escolas, centros comunitários, centros de dia e famílias, a atividade vai envolver, de forma direta ou indireta, mais de 6 mil pessoas.

O projeto será dividido em três fases: a primeira será a da informação e sensibilização, sendo que se pretende fazer passar a importância da escassez de água num contexto de alterações climáticas. As comunidades serão levadas a cooperar para atingir pegadas hídricas menores. Serão demonstradas as vantagens ambientais e a redução de encargos para as famílias, escolas ou locais de trabalho, tendo por base o uso eficiente da água.

Na fase 2 proceder-se-á à experimentação dos dispositivos de redução de caudal nos ambientes selecionados, e será feita uma avaliação da redução de consumos possibilitada por um uso mais eficiente da água, a partir do princípio dos 5R -reduzir consumos por via da utilização de dispositivos mais eficientes e da sensibilização dos consumidores, reduzir perdas e desperdícios, reutilizar a água, e também reciclar a água e recorrer a origens alternativas.

A última fase será a da análise e divulgação de resultados. Os membros das comunidades experimentais vão contabilizar ou fazer uma estimativa dos consumos individuais diários de água antes e depois da utilização de dispositivos redutores de caudal. Serão analisados os valores mensais e a evolução dos consumos.

Cada grupo experimental irá calcular a sua pegada hídrica e identificar medidas para a respetiva redução. Os resultados serão divulgados, e será ainda apresentada uma app para telemóveis e tablets de cálculo da pegada hídrica.

O projeto terá a duração de 18 meses.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.