Apresentado projeto do ecocentro de Sintra

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra apresentaram o projeto do Ecocentro de Vale Flores - o primeiro equipamento do género no concelho, tendo como princípio orientador o aumento da recolha seletiva multimaterial, através da deposição ordenada dos resíduos valorizáveis num único local, com “uma forte aposta na área da educação e sensibilização ambiental”. O investimento ronda os 1,8 milhões de euros.

O ecocentro, com uma área de implantação de 8444,90 metros quadrados, vai ser dotado de instalações de apoio e de equipamentos de grande capacidade para a recolha seletiva de materiais passíveis de valorização, tais como papel, embalagens de plástico, vidro e metal, aparas de jardins, objetos volumosos fora de uso, entre outros.

“A conceção geral do ecocentro foi efetuada tendo em conta o relevo natural do terreno, de modo a minimizar as movimentações de terra necessárias para a criação das plataformas. Aproveitando as características morfológicas do terreno, implantou-se o ecocentro em duas cotas (187,50m e 190m), sendo o desnível de 2,50 metros de modo a facilitar a deposição de resíduos no interior dos contentores”, lê-se em comunicado divulgado pelos SMAS de Sintra.

Segundo a equipa projetista, “houve a preocupação de oferecer a quem entra neste ecocentro uma imagem positiva do local, visualizando, primeiramente, os edifícios de apoio, ligados entre si por uma mesma cobertura, e não os contentores com os resíduos”. A zona envolvente será alvo de tratamento paisagístico no sentido de minimizar o impacto visual do equipamento.

Para além de combater a deposição ilegal de resíduos e incentivar a recolha seletiva, o Ecocentro de Vale Flores vai incluir uma zona de compostagem comunitária e uma horta biológica.

Frente à portaria, localizam-se dois armazéns. Um armazém destinado ao armazenamento dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e um segundo destinado ao desenvolvimento de atividades e workshops de temática ambiental, o FAB ECOREUSE.

Este último assenta no modelo de economia circular, sendo “um espaço de experimentação e de transformação de materiais/resíduos em novos produtos, onde se poderá recriar, reutilizar e transformar. Será um espaço de troca de experiências e de produtos, acessível à população em geral e especialmente direcionado para a comunidade escolar”.

O concurso público de construção do Ecocentro encontra-se em fase final de avaliação de propostas e o arranque das obras está previsto para o início de 2021.

A rede de ecocentros do concelho de Sintra vai ser posteriormente alargada a Dona Maria (Almargem do Bispo), Janas (União de Freguesias de Sintra) e Massamá.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.