APDA organiza encontro sobre perdas aparentes de água

  • 07 março 2023, terça-feira
  • Água

A Comissão Técnica de Normalização CT 116 da APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas está a promover o Encontro “Gestão das perdas aparentes de água – O contributo dos contadores”, que se irá realizar a 29 de março, no Cine-Teatro Avenida em Castelo Branco.

O evento tem como objetivo alavancar o debate e a troca de experiências sobre medidas concretas de redução das perdas aparentes, nomeadamente no que concerne à gestão do parque de contadores.

“A medição correta é essencial para a aplicação do princípio do utilizador-pagador. A atribuição do consumo correto ao utilizador permite-lhe a perceção do seu real impacto sobre os recursos. Ao mesmo tempo, aumenta a receita da entidade gestora, permitindo a prestação de um melhor serviço. Note-se que a prática geral é a medição do volume de água fornecido servir também para a faturação do serviço de drenagem e tratamento de águas residuais e do serviço de resíduos urbanos”, referiu a APDA.

“A escassez hídrica decorrente das alterações climáticas é já um facto inquestionável e cada vez mais grave. O combate a esta tendência faz-se, seja pela conservação do ciclo hidrológico global, seja pela otimização do ciclo urbano da água”, disse a associação.

A comissão procura contribuir para o estudo das perdas aparentes de água devidas aos erros de medição dos contadores, aos atos ilícitos nos contadores e à incorreta manipulação dos dados de consumo, encontrando assim formas de contrariar essa tendência de escassez.

Durante o encontro será debatida a eficiência de contadores, nomeadamente no que concerne ao seu envelhecimento e ao seu dimensionamento, as boas práticas na gestão do parque de contadores e na fiscalização e prevenção de adulterações, e também os sistemas de telemetria, “os quais estão a ter uma adesão cada vez maior por parte das entidades gestoras, permitindo uma maior eficácia na gestão do parque de contadores”.

A associação referiu que será ainda abordada a metrologia legal, assim como as várias normas associadas quer às soluções construtivas dos contadores, quer à sua metrologia e colocação no mercado. Por fim, terá lugar uma mostra de equipamentos, produtos e serviços.

Assim, o programa irá abordar diversas temáticas, tais como perdas aparentes – erros de medição, perdas aparentes – medidas corretivas, telemetria – como ferramenta de gestão do parque de contadores, metrologia legal, e perdas aparentes – recomendação da ERSAR.

A participação no evento está sujeita a inscrição prévia, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.