Alterações climáticas em debate no Dia Mundial dos Oceanos

O Centro de Comunicação dos Oceanos está a promover uma palestra sob o tema “The Ocean Decade: Alterações Climáticas/Previsão dos Oceanos”, que irá decorrer pelas 18 horas, no dia 8 de junho.

A iniciativa, que conta com o apoio da UNESCO, através da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), e do Instituto Camões, pretende “tornar Portugal num polo de comunicação e partilha de informação atualizada sobre o oceano para todo o universo da lusofonia”, lê-se em nota de imprensa.

Entre os oradores convidados encontram-se a investigadora principal do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Fátima Abrantes, e o oceanógrafo responsável no Instituto Hidrográfico pela rede de monitorização do Canhão Submarino da Nazaré, João Vitorino.

A sessão irá realizar-se no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa, mas onde serão recebidos apenas os oradores. Os interessados poderão assistir à palestra via livestream.

Esta iniciativa será a segunda a integrar uma série especial de palestras promovida pelo Centro de Comunicação dos Oceanos, sob o título “CCOceanos: Década do Oceano”, e que reúne oradores portugueses e oriundos de vários países de língua oficial portuguesa, via livestream. 

No final de 2017, as Nações Unidas proclamaram a realização da Década Internacional da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, para o período de 2021 a 2030, lembrando que os oceanos são “os reguladores mais poderosos do clima”.

Segundo o responsável de comunicação da COI-UNESCO, Vinicius Grunberg Lindoso, a colaboração atual com a organização portuguesa CCOceanos tem como objetivo “construir um maior entendimento das questões que serão abordadas na 2ª Conferência da ONU sobre os oceanos em Lisboa”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.