Algar testa IA na gestão de resíduos no Algarve

A Algar, em parceria com a start-up portuguesa NILG.AI, está a liderar um projeto que utiliza inteligência artificial (IA) para otimizar a gestão de resíduos no Algarve. A ferramenta foi desenvolvida no âmbito do programa Re-Source 3.0 da Sociedade Ponto Verde, com o objetivo de otimizar a colocação de ecopontos na via pública, tornando o processo mais rápido e eficiente.
Em comunicado a Algar afirma que, até 2030, será necessário duplicar o número de ecopontos no Algarve para alcançar as metas de reciclagem estabelecidas pelo PERSU2030. No entanto, o processo atual de identificação de novos locais para instalação de ecopontos é moroso e complexo. A Algar é responsável pela gestão de resíduos urbanos em 16 municípios da região. Atualmente, a colocação de um ecoponto pode demorar até um dia, e cerca de 30% das propostas são rejeitadas, obrigando a repetir todo o processo. Está prevista a colocação de mais 6230 ecopontos até 2030 e a Algar com a nova ferramenta de IA, espera reduzir o tempo de desenvolvimento das propostas em 50 %.
A ferramenta de IA
A ferramenta de IA desenvolvida pela NILG.AI usa algoritmos de machine learning para analisar grandes volumes de dados, como históricos de recolha de resíduos e a densidade populacional. Com base nesta análise, a IA identifica as melhores localizações para os ecopontos, otimizando a acessibilidade e minimizando os custos operacionais. A tecnologia também utiliza imagens de satélite e Google Street View para avaliar as condições do terreno, aumentando a precisão das propostas e melhorando as taxas de aprovação pelos municípios.
A médio prazo, a ferramenta poderá ser expandida para otimizar rotas de recolha e gerir a recolha de resíduos indiferenciados e biorresíduos.
Projeto-piloto
No projeto-piloto, realizado em Lagoa, a IA demonstrou uma redução de 83 % no tempo de execução das propostas. Em dois dias, foram concluídas dez novas localizações para ecopontos, uma melhoria significativa em comparação com o processo tradicional, que poderia demorar semanas.
A NILG.AI foi reconhecida com o prémio "Data Changemaker of the Year 2024", atribuído pela Data Science Portuguese Association (DSPA) e pela NOVA SBE, pelo desenvolvimento desta ferramenta em parceria com a Algar.
Outros artigos que lhe podem interessar